segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Loa loa: o verme que vive no olho

A Loa loa é uma espécie de nematódeo do gênero Loa causador de um tipo de filaríase, nestes casos é denominada “loaíase”. Estes vermes estabelecem-se em pares macho e fêmea nos vasos linfáticos, podendo causar um aumento de volume devido a drenagem linfática deficiente nas pessoas contaminadas.

A viagem deste verme é assustadora:os adultos se reproduzem sexualmente gerando inúmeras larvas microscópicas que atingem os tecidos subcutâneos e migram pelo corpo podendo ser sugadas pelas moscas transmissoras do sangue. As moscas responsáveis por essa transmissão são da família Tabanidae, especialmente do gênero Crysops, encontrada, sobretudo na África tropical.


A viagem das larvas pelo corpo pode resultar em muitos sintomas, um deles é quando migram para a conjuntiva (parte branca do olho) onde ficam bem visíveis. Por isso, Loa loa  é conhecido como verme do olho. Ali se aloja e se a pessoa tiver uma sorte pior ainda, o verme pode migrar para o cérebro e causar sérios danos neurológicos. Assim, na pior das hipóteses é melhor ficar no olho mesmo!


A remoção do nematódeo é cirúrgica juntamente com o uso de uma medicamento chamado dietilcarbamazina.


Acessado em 02 de setembro de 2013. Para mais informações acesse o link abaixo.

http://diariodebiologia.com/2013/08/loa-loa-o-verme-que-vive-no-olho-video/#.UiS_rDZ7dZp

Mostrar menos

Nenhum comentário:

Postar um comentário